TREATMENT
Nestes filmes, o mais importante é, sem duvida, o acting e interpretação que terá cada um dos contadores de história.
É importante que se consiga “extrair” a personalidade de cada um deles ao mesmo tempo que lhes damos um ar de quem está realmente a contar uma história para crianças.
Sempre com um ligeiro toque de humor e boa disposição: algo que seja atractivo para as crianças mas que também capte a atenção dos mais velhos.
O filme poderá começar com um plano de um livro com uma ilustração (que é uma adaptação para crianças) da série em questão.
Em pormenor vemos uma mão a fazer play num rádio e começa a musica da série que o contador usa para criar o ambiente propício.
Nm grafismo estilizado entra (exemplo):
GAME OF THRONES para crianças
Mudamos de plano, revelando o espaço em que o contador de historias entra
E acrescenta no grafismo:
por Nuno Markl
e começa a contar a história.
Com o seu estilo próprio, cada um dos contadores deverá conferir a disposição e entusiasmo de quem conta uma história a uma criança. Ao mesmo tempo, ter um toque de humor: fazendo algumas expressões, imitando vozes/falas - pretendendo imitar as personagens das histórias - bem como até imitir alguns sons engraçados - “sonoplastia com voz”
Vamos recorrer a alguns jumpcuts para estes inserts, de forma a tornarmos o video mais dinâmico e engraçado.
Planos próximos, conferindo a proximidade com o contador da história.
Ao longo do filme a proximidade aumenta com o desenvolver da história. No final estamos muito próximos, até que eles terminam e voltamos a afastar, descontruindo um pouco o momento.
De forma a entrarmos no universo deveremos recorrer a alguns elementos que nos remetam para um ambiente onde alguém poderia contar uma história - sala de estar ou quarto.
O ambiente é colorido, mas em tons pastel - chão em alcatifa de cor, sofá colorido… Um toque de anos 70 no que diz respeito ao mobiliário - algo entre o infantil e o Kitsch.
No espaço podem encontrar-se alguns elementos que se relacionam de forma mais ou menos subtil com a série
Recorrer a 3 cores principais - Amarelo, Rosa e Azul
(as 3 cores a serem usadas em destaque pela NOS)
Queremos criar intimidade e proximidade e sem tornar o ambiente muito escuro, deveremos tornar a iluminação um quanto acolhedora
A luz quente de final de dia entra pelas janelas e rasga o chão - temos alguns candeeiros a auxiliar - proporcionam um ambiente quente, de conforto.
Look Jovem, descontraido - roupa “de casa” - são uns pais cool!
(opcional - estão descalços, apenas de meias)
Recorrer às restantes cores da indentidade NOS - As cores mais “maduras”
Poderão ter um grafismo alusivo ao tema da série.
Grafismo estilizado - adaptado e inspirado em cada uma das séries
(nome da série + nome do contador)
- As musicas serem compostas/adaptadas em versão instrumental musica para crianças
- Usar locations diferentes para cada uma das histórias: 1 na sala numa poltrona / 1 no quarto sentado na cama / 1 no quarto mas sentado no chão (com brinquedos à volta) / 1 na casa de banho, sentado de lado na banheira